PLANEJAMENTO CERIMÔNIA

13 Rituais para cerimônia de casamento

Qua, 24/Abr/2019

A cerimônia de casamento possui seus ritos – como a troca de votos e as alianças – porém alguns casais, junto ao celebrante, incluem algum tipo de ritual simbólico a ser feito pelo casal. Você já viu algum?

É uma forma de a celebração ganhar mais significado e beleza, muitas vezes rendendo algo que o casal possa guardar como recordação. Acredito que aqui na Paraíba o ritual mais usado seja a do vaso de areia, e é por ela que vamos começar!

Confira 13 tipos de rituais para cerimônia de casamento:

 

RITUAL DA AREIA

 RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - UNIÃO DAS CORES - RITUAL DAS AREIAS

Clique e confira todos os detalhes do casamento de Dani e Danilo -  Fotos: Deivid Ribeiro

Também chamado de “união das cores”, o noivo e a noiva seguram um vaso com areia colorida, cada um de uma cor, e derramam ao mesmo tempo em um terceiro vaso, maior, que estará vazio e será preenchido pelas areias. 

É um ritual simples, colorido e bem bonito. Simboliza a nova família que estão formando, a indissolubilidade do casamento e a singularidade do casal ao formar um desenho único com a mistura das areias, que agora estão unidas de forma inseparável.  Para os noivos que são de religiões ou culturas diferentes e/ou irão dizer "sim" na praia, o ritual se encaixa perfeitamente!

 

RITUAL DO BAÚ

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DO BAÚ

Também conhecida como “cápsula do tempo”, tem como símbolo lembrar-se do amor e do compromisso do casamento após os anos se passarem. O casal deve reunir em um baú as lembranças que guardaram durante o tempo de relacionamento: cartões, bilhetes, alguma foto especial, canhotos de ingressos, passagens, e etc. E cada um deve escrever uma carta falando sobre o que mais gostam no relacionamento e no outro, e o porque decidiram casar. Pais, padrinhos, familiares e amigos mais próximos também podem contribuir com mensagens para o baú, escrevendo mensagens de felicidades, o que desejam para o casal e conselhos.

O baú deve estar aberto no altar durante toda a  cerimônia, onde após os votos o celebrante pede para que os noivos acrescentem na caixa os votos escritos jurados no altar. O baú será fechado e deve ser levado para o novo lar do casal. Além de decorar, ele servirá como um apoio ao casal em momentos de dificuldades. Sempre que acharem necessário, irão abrir a caixa ler os votos, os desejos e os conselhos, relembrando do grande dia e de tudo que os fizeram dizer “sim”, os fazendo refletir e seguir firmes ao que se propuseram no grande dia. O baú deve ser guardado para sempre e visto pelo casal sempre que quiserem ou acharem necessário.

 

 

O BAÚ DO VINHO

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - VINHO E CARTAS RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - VINHO E CARTAS

Os noivos devem providenciar uma caixa, escrever uma carta para o outro dias antes do casamento (sem que o outro veja) e escolher uma boa garrafa de vinho.

Na  cerimônia, o celebrante guarda os itens na caixa, que será lacrada pelos noivos (originalmente a caixa era lacrada com pregos, batidos pelo casal. Mas pode-se substituir os pregos por um cadeado) e usada para decorar seu novo lar.

Nesse caso, o celebrante fará referência a importância do cuidado que deve ser dedicado a preservação do vinho e do casamento, fazendo com que com o passar dos anos a sua qualidade só melhore. Os noivos deverão escolher o ano em que irão abrir a caixa para a leitura das cartas e brinde com o vinho guardado, fazendo a renovação dos votos. Sugere-se que esperem pelo menos uns 5 anos para abri-lá. Enquanto isso, a caixa servirá de decoração para o novo lar do casal, lembrando-os do compromisso de tornar o casamento ainda melhor a cada ano que passar.

O ritual do vinho proporciona aos noivos uma forma de, anos após o casamento, relembrar a beleza do sentimento que possuem um pelo outro e os fizeram se apaixonar. Bebendo uma taça de vinho e lendo as cartas eles poderão lembrar o porque estão juntos, do propósito do casamento e perceber que se ainda existir amor, vale a pena resolver qualquer problema. 

 

TAÇA DE VINHO + QUEBRA DA TAÇA

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - TAÇA DE VINHO E QUEBRA DA TAÇARITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - TAÇA DE VINHO E QUEBRA DA TAÇA

Esse ritual é de origem judaica, onde o vinho é sinônimo de alegria. O casal consome a bebida em uma mesma taça de cristal, simbolizando a partilha. A seguir a taça é enrolada em um tecido branco, onde o noivo pisa para quebrá-la, consumando a união, e todos os convidados gritam: “MAZAL TOV” – Que significa “Boa sorte”.

A quebra da taça pode remeter a alguns significados, como: Equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que o casal possa vir a enfrentar; Recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém;  Que ninguém mais beberá daquela taça nem desfrutará do amor dos noivos.

Alguns noivos ainda optam por cada um escolher um sabor de vinho que será levado já em uma taça, na hora o casal une as suas escolhas em uma terceira taça e segue com o ritual, a ideia é “criar” um novo sabor, que só os noivos saberão, simbolizando o sabor do seu amor.

 

 

PÃO E VINHO

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - PÃO E VINHO

Clique e confira o casamento de Julia e Andre -  Fotos: Gabriel Diniz

O pão representa o corpo e o vinho o sangue de Jesus. Jesus Cristo ao instituir a Santa Ceia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre as pessoas e em especial em um lar. A partilha do pão e do vinho entre o casal durante a  cerimônia retrata a sua comunhão com Cristo, a aliança entre o casal, suas famílias, e Deus.

O Pão e o vinho devem ser levados até ao altar pelos pais ou avós dos noivos, pois, simbolicamente, ao oferecer o pão, os pais e/ou avós estarão a entregar aos noivos a presença de Jesus em seu novo lar como herança eterna. Já o vinho simboliza o amor e o perdão de Deus através do sacrifício dentro do casamento. Representa a regeneração, o perdão e a restauração da família, a liberdade, alegria e redenção.

 

 

CERIMÔNIA DE LUZ OU RITO DAS VELAS

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DAS VELAS - CERIMÔNIA DA LUZRITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DAS VELAS - CERIMÔNIA DA LUZ

Também conhecido como "unity candle ceremony" cerimônia da vela da união), esse ritual é muito comum nos Estados Unidos e não faz referência a nenhuma religião.

Para fazer é necessário que haja 3 velas, uma será acesa pelos pais do noivo(a) e outro pelos pais da noiva(o). As mães dos noivos entregarão a vela acesa para seu(sua) filho(a), que, juntos, acenderão a terceira vela. Representando a união de duas famílias e a criação de uma nova.

As velas entregadas pelas mães simbolizam a família de cada noivo(a) e a terceira que será acesa simboliza a nova família que está sendo formada e a unidade dos noivos.

 

 

RITUAL DA LAVAGEM DOS PÉS

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - LAVAGEM DOS PÉS

Inspirado na vida de Jesus, na passagem bíblica de João 13: 1-17, onde Jesus lava os pés de seus discípulos em sinal de humildade e serviço.

Na  cerimônia os noivos lavarão os pés um do outro em sinal de respeito, humildade, carinho e amor ao próximo. Simbolizando o serviço do casal e o comprometimento mútuo com o relacionamento.

 

 

RITUAL DA ÁRVORE

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DA ÁRVORERITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DA ÁRVORERITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DA ÁRVORE

Durante a celebração os noivos plantarão uma árvore e a ideia é que eles possam vê-la crescer em sua casa. Para isso, devem dedicar tempo e cuidados a ela, assim como a seu casamento. Simbolizando o cultivo do amor, da prosperidade e fertilidade.

Para trazer ainda mais sentido ao ritual podem incluir a entrada da terra e da água, a serem levadas por representantes das duas famílias, fazendo referência a ancestralidade dos noivos. Já as sementes, ou a muda, pode ser levada junto à entrada das alianças como símbolo da nova família que nasce.

 

 

RITUAL DOS BALÕES

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - BALÕES

Nesse ritual todos os que estão presentes, ou pelo menos a maioria, participam. 

Próximo ao fim da  cerimônia, ou quando o casal preferir, os balões com gás hélio são distribuídos e o celebrante pede que cada um dos convidados mentalize os seus desejos para os noivos, e a seguir pede que os soltem para que os balões subam aos céus com a intenção para o casal de cada um ali presente.

 

 

RITUAL DAS CHAMAS

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - CHAMAS

Nesse ritual, o casal queima seus votos após a declaração dos mesmos.

O celebrante prepara um recipiente adequado para receber fogo com segurança, e ao ser aceso, o casal coloca os votos dentro para serem queimados e as chamas levarem aos céus. De uma forma bem particular junto com as chamas é estabelecido o comprometimento de honrar os votos feitos ao outro. As chamas representam a chama do amor, que  devem prevalecer e ser maior do que qualquer coisa que venham a testar a união do casal.

 

 

RITO DA ÁGUA E SAL

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DA ÁGUA E SAL - INSPIRAÇÃO CELTA

O rito da água e sal é feito antes das trocas de alianças e faz referência aos Celtas, o povo antigo que vivia na Grã Bretanha no ano 2000 a.C. que, entre outros costumes, tinham como tradição as mãos dos noivos serem lavadas com água e sal. A finalidade era limpar qualquer negatividade de suas mãos antes de receberem as alianças.

Nos dias de hoje, o celebrante lava as mãos dos noivos em água com sal e fala sobre a relação dos dois elementos e o casamento. A água lembra que o relacionamento com Deus, assim como entre o casal, deve ser transparente. Já o sal trás a lembrança que o amor é o tempero principal dentro de um relacionamento e deve ser o que dá sabor a essa união.

 

 

RITUAL DAS COROAS

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - RITUAL DAS COROAS

As coroas são simbólicas e podem ser feitas com qualquer material que o casal desejar: flores, pérolas, plástico, metal...

Nesse caso, o celebrante coroa os noivos como reis da sua casa. Instruindo-os que a partir daquele dia eles devem ter em mente o amor, respeito, humildade e sabedoria como valores para reger sue novo lar e sua nova família. O noivo deve tratar a sua esposa como uma rainha, proporcionando o melhor para sua casa. E a noiva deve fazer o mesmo, tratando o noivo como um rei e com tal zelo, que nada seja capaz de abalar o castelo que formarão.

 

 

CORDÃO DE 3 DOBRAS

RITUAIS PARA CERIMÔNIA DE CASAMENTO - CORDÃO DE TRÊS DOBRAS

“E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” – Eclesiastes 4:12.

Baseado nos ensinamentos de Jesus, o cordão de três dobras deixa a  cerimônia ainda mais bonita e cheia de significado para os casais cristãos.

Para fazê-la é necessário três pedaços iguais de cordas, suficiente para serem trançados fixados a um quadro. Acredito que exista outra maneira de fazê-la, mas nossa inspiração é para que fique emoldurado, e você possa pendurar o cordão de três dobras em seu lar.

Durante a  cerimônia, o celebrante traz o quadro com as cordas e pede para que os noivos a trancem, citando o versículo e lembrando-os que as cordas laterais representam os noivos, e a do meio representa Deus, que deverá ser o centro do casamento e o elo que proporciona a força inesgotável dessa união.

 

 

 

O que acharam???

Existem muitos rituais diferentes né?! Mas, de forma geral, todos possuem a mesma finalidade: abençoar de forma especial a sua união.

Aconselhamos que além das possibilidades e informações que aqui se encontra, você pense e realmente identifique se o ritual que escolheram terá verdadeiramente valor simbólico para o casal. Também é importante levar em consideração se o vaso de areia, a árvore, o quadro com o cordão de 3 dobras, ou qualquer outro objeto citado nos rituais acima terão valor para o casal e se será guardado/cuidado/usado com carinho nos anos seguintes.

Ficou com vontade de fazer algum? Ou fez algum desses no seu casamento? Conta pra gente nos comentários!

 

 

Veja também:

Casamento em João Pessoa: Júlia e André

Casamento em João Pessoa: Dani e Danilo

Entretenimento no casamento: 8 dicas para deixar seu casamento mais divertido

Inspire-se: Cachorro no casamento

Curiosidade: Casamento Bahá'í

 


Posts Relacionados