PLANEJAMENTO BOLOS E DOCES

Forminhas de papel seda ou papel crepom para doces - DIY

Sex, 03/Mai/2019

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY

Os doces são uma das atrações da festa, agradando desde as crianças até aos adultos. Além, claro, de contribuir para a decoração. – E nesse quesito sabemos que as forminhas fazem toda a diferença.

Existe uma enorme variedade de forminhas para doces no mercado, e uma delas são as forminhas de papel em formato de flor.

Conversando com algumas noivas, percebi que muitas decidiram “colocar a mão na massa” e fazer suas próprias forminhas. Se você leva jeito pra DIY e quer dar aquele toque seu no grande dia – além de economizar! – fazer as suas próprias forminhas pode ser uma ideia super bacana.

Separamos um passo a passo para te ajudar a fazer suas próprias forminhas de papel. Confira:

 

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

- Folha de papel crepom,  papel seda ou qualquer outro papel maleável. 

- Tesoura

- Pedaço de papel cartão para molde (10x10cm) ou uma régua.

- Cola bastão (caso ache necessário)

- Tubete com tampa de rosca 

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY - TUBETE (Exemplo de tubete)

 

O passo a passo para dar forma as forminhas é bem simples. Basta seguir os passos abaixo:

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY - PASSO A PASSO

1 - Dobre o papel com uma largura de 10cm (você pode usar o molde ou medir com a régua), até ficar na forma que está na primeira imagem. Caso sobre papel algum pedaço, basta cortar.

 2- Com o papel dobrado, corte em pedaços com a mesma medida, 10cm (você pode usar o molde ou medir com a régua). Os quadrados de papel precisam ficar soltos, mas não precisam ficar com as pontas certinhas.

Obs: Estamos colocando as medidas de 10cm porém o tamanho do quadrado pode variar de com o tamanho do doce. Você pode fazer um teste e encontrar o tamanho que dará certo no seu caso.

3- Com os quadrados alinhados, dobre-o ao meio e depois de novo, formando um quadrado menorzinho como na imagem. Depois dobra mais uma vez na diagonal, ficando uma ponta juntinha e a parte da abertura do papel para fora e dobra novamente, chegando ao formato de um cone.

4-  Segurando na parte juntinha, você vai cortar a parte da abertura do papel de forma arredondada, como na imagem. Ao abrir você já vai conseguir ver o formato de flor das forminhas.

5- Para fazer a base você vai juntar algumas florzinhas que você fez (sugerimos o uso de no mínimo 3 florzinhas para cada forminha, mas fica a seu critério se quiser colocar mais.) e vai uni-las, se desejar pode passar a cola bastão. Feito isso, você vai pegar o potinho de xarope, apoiar o papel centralizando e pressionar o potinho de remédio, como na imagem.

6- Está pronta a forminha!

 

 

Aconselhamos o uso do tubete, mas caso não tenha ou não encontre você pode usar aqueles copinhos de xarope e um potinho de remédio(como foi usado no exemplo do passo a passo que apresentamos) ou garrafa pet, bastão de cola... na internet você encontra muitas opções de objetos que pode substituí-lo. Você deve apenas estar ciente que, quanto maior a largura de onde irá encaixar para fazer a base da forminha, maior será o espaço para colocar o docinho.  O importante nesse momento é que as folhas estejam juntinhas e realmente o papel seja pressionado no meio, para não ficar torto.

Com o tubete você vai centralizar a abertura no papel, e levantar as pontinhas envolvendo no objeto, colocando em seguida a tampa sobre os papéis e fazendo o movimento de rosquear, pressionando, mas com cuidado para não rasgar o papel. 

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY -TUBETE

 

 

Outro detalhe importante é entre a etapa 3 e 4 do passo a passo que trouxemos, ao dobrar todo o papel e fazer o corte,  você pode optar por vários tipos de cortes (além do tradicional redondinho), para chegar ao modelo das pontas que você quer para suas forminhas. Aqui temos mais duas opções:

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY

Um detalhe importante é que o papel crepom debota se ficar exposto a luz. O ideal para armazenar é guardar as suas forminhas em caixas que fiquem bem fechadinhas, para mante-las sem manchas conservando a cor original do papel.

 

Agora é só separar os materiais e soltar a criatividade pra fazer com todo carinho as suas forminhas! E conta pra gente como foi sua experiência, e se deu certo. Vamos adorar saber!

FORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIYFORMINHAS DE PAPEL SEDA OU CREPOM PARA DOCES – DIY

 

Fotos: Reprodução

 

Veja também:

Doces para casamento {Editorial} Anna C. Pedrosa

Bolos e doces especiais para casamento

 


Posts Relacionados