PLANEJAMENTO FLORES E BUQUÊS

Tipos de Buquê de Noiva - Qual a diferença?

Sex, 22/Mar/2019

Apesar de tradicional e ter muitos significados, o buquê sempre se moderniza e há muitas possibilidades de montá-lo para o seu grande dia. E aí surge a dúvida: "Como escolher?"  "Qual o tipo ideal?" Depois de falar sobre a tradição dos buquês nos casamentos, hoje separamos os tipos de buquês e algumas dicas que podem ajudar.

Não há uma regra, mas é legal levar em consideração alguns detalhes como: o seu tipo físico, o vestido, o estilo e o horário da cerimônia, além claro da sua personalidade.

 

REDONDO GRANDE OU NOSEGAY

Esse estilo de buquê tem um formato de bola e possui bastante volume. Com o formato certinho ou mais solto. As flores mais usadas para o buquê redondo grande são as rosas ou camélias. Podendo ser feito também com flores misturadas. Usar folhas ficam a critério da noiva, caso queira, pode ser colocado na base ou entre as flores. E também pode ser incrementado com adereços.

Esse estilo de buquê se leva à frente do corpo e não é indicado para as gordinhas, sejam altas ou baixinhas. 

É um estilo clássico e foi usado pela atriz Camila Queiroz em seu casamento com o ator Klebber Toledo. (para ver o casamento completo clique aqui)

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSYTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSYTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSYTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSY - CAMILA QUEIROZ

 

REDONDO PEQUENO OU POSY

O Buquê redondo pequeno ou posy é bem semelhante ao redondo grande visto acima, porém ele recebe o mínimo de tamanho e volume possível, sendo indicado como perfeito para as noivas magrinhas e baixinhas. Pelo seu tamanho, ele também acaba sendo bastante escolhido para ser usado pelas madrinhas e daminhas. A Duquesa de Sussex, Meghan Markle, utilizou um buquê nesse estilo ao dizer sim ao Príncipe Harry. (Clique e veja o casamento completo)

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSY - MEGHAN MARKLETIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSYTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSY - CONSTANCE ZAHNTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA- REDONDO - NOSEGAY - POSY - CONSTANCE ZAHN

 

 

CASCATA OU CACHO DE UVA

Consiste naquele buquê onde as flores descem formando uma cascata. Eram muito utilizados em décadas passadas, mas ainda é usado nos dias atuais e se bem feito cria um efeito muito bonito em vestidos mais minimalistas.   

Algumas flores possuem uma queda natural: os ramos vergados de orquídeas brancas. Mas a florista pode fazer uma amarração especial de arame formando esse efeito de cascata em flores, tipo rosas.

Nos tamanho pequeno ou médio é indicado para quase todos os tipos de corpos, apenas as baixinhas e gordinhas que devem evitar. Inclusive, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton optou por um buquê de cascata pequeno em seu grande dia e ficou lindo! A atriz Marina  Ruy Barbosa também optou por esse estilo de buquê em uma das suas cerimônias.(clique aqui e veja todos os detalhes)

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA CASCATA OU CACHO DE UVA - KATE MIDDLETONTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA CASCATA OU CACHO DE UVA - KATE MIDDLETONTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - CASCATA OU CACHO DE UVA - MARINA RUY BARBOSATIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA CASCATA OU CACHO DE UVA

 

 CASCATAS LONGAS

As cascatas longas são maiores em comprimento, mais cheias e maior! É indicado apenas para as noivas mais altas, sejam magrinhas ou gordinhas.

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA CASCATA OU CACHO DE UVA

 

 

BRAÇADA

Este é um dos tipos de buquês mais difícil de ser usado nos dias atuais. É composto por um maço de flores que são carregados com o antebraço como apoio, o caule é bastante comprido com a fartura nas flores. A noiva que optar por ele tem de ter uma estatura e um porte alto para ele não “pesar” no visual. As baixinhas devem evitá-los.

 TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - BRAÇADATIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - BRAÇADATIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - BRAÇADA

 

 

FEIXE

Este estilo de buquê é composto por flores que tenham um caule liso e homogêneo, que ao juntá-los formam um feixe verde com a copa de flores. 

Geralmente se usa 30cm de caule e depois a copa de flores. As noivas mais altas podem usar o tamanho do caule com 30cm ou mais, já as mais baixas indica-se usar um tamanho menor, para manter a proporção. A tulipa é a flor mais usada nesse tipo de buquê, sendo a preferida das noivas. Esse estilo de buquê combina com todos os tipos de silhueta!

 TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - FEIXETIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - FEIXE

 

 

CORAÇÃO

Esse formato raramente é visto, e é utilizado por noivas mais românticas, simulando o formato do coração com as flores.

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - TAÇA TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - TAÇA

 

 

TAÇA

Bem parecido com o buquê redondo, o buquê em formato de taça possui a boca mais aberta, dando origem ao seu nome.  Geralmente é utilizado por noivas menos tradicionais.

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - TAÇATIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - TAÇA

 

  

DESCONSTRUÍDO

Apesar de não ter um formato específico, o buquê de noiva desconstruído segue a linha do buquê em formato de taça, porém com um mix de flores e folhas bem maior e com uma distribuição mais aleatória. 

Pode ser utilizado por todos os tipos de noiva e casa perfeito com casamentos diurnos e noivas de personalidade marcante.

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - DESCONSTRUÍDOTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - DESCONSTRUÍDOTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - DESCONSTRUÍDO

 

 

HOOP BOUQUET

O Hoop Bouquet surgiu como tendência no início de 2018 e é um estilo de buquê bem diferente do tradicional. O hoop buquê possui a aparência de uma guirlanda, onde pode ser usado flores e folhagens, em parte ou cobrindo todo o aro. A vantagem desse buquê é que a noiva fica com a mão mais livre, podendo segurá-lo apoiado no braço. 

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - HOOP BOUQUETTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - HOOP BOUQUET

 

 

FLOR ÚNICA

A flor única é mais utilizados por noivas que fizeram a escolha de um vestido com muitos detalhes e/ou muita personalidade mas não querem abrir mão de carregar o buquê até o altar. Conseguindo compor um visual mais leve e discreto com o uso de apenas uma flor. Geralmente é usado por noivas muito seguras e modernas.

Recentemente vimos essa escolha de buquê através da noiva Romana, ao dizer sim ao DJ Alok. (clique aqui e confira todos os detalhes da celebração).

TIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - FLOR ÚNICA - INSPIRAÇÃO ROMANA NOVAISTIPOS DE BUQUÊS DE NOIVA - FLOR ÚNICA - INSPIRAÇÃO ROMANA NOVAIS E DJ ALOK

 

Encontre o fornecedor: 

Fornecedores de Flores e Buquês (Clique aqui para conhecer!)

 

Veja também:

Inspirações para a hora do buquê - tradicional ou moderna

Tradição de casamento - Buquê da noiva

Hoop Bouquet 

 


Posts Relacionados