PLANEJAMENTO CONVITES E LEMBRANCINHAS

Tipos de convites de casamentos, informações e prazos de entrega

Qui, 16/Mai/2019

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃO

O convite de casamento é o primeiro contato dos convidados com o evento, por isso, ele tem um papel importantíssimo. Além de todos os detalhes para sua criação, é importante conhecer os tipos de convites que existem, e quais informações são necessárias colocar, além dos prazos e formas de entrega. Costumo dizer que a festa começa pelo convite, então se você ainda tem dúvida sobre esse assunto, reunimos algumas dicas que podem te ajudar.

 

TIPOS DE CONVITES

São muitos os tipos de convites e cada um possui uma finalidade. Você pode ter uma identidade visual para sua festa e este conceito normalmente começa com a escolha da papelaria e do convite. Mas se preferir, pode seguir com os modelos de convites tradicionais, pois o clássico nunca sai de moda e são eternos. 

 

SAVE THE DATE

O convite que diz “guarde esta data” serve como um aviso de quando acontecerá o seu grande dia para todos os amigos e familiares, sem restrição. Costuma ser um cartão mais informal.

  • Informações importantes: data e local do evento (cidade);
  • Prazo para ser enviado: 6 a 4 meses antes do evento.

 

Com a tecnologia, o "save the date"  pode ser enviado no formato virtual - onde vem sendo bastante utilizado. O legal é que se pode colocar fotos e um pouquinho da história do casal. Outra opção é fazer modelos seguindo a identidade visual do casamento. Fazer um vídeo também é uma opção super bacana!

O save the date pode ser enviado para endereço, se impresso, ou por e-mail ou Whatsapp.   Recomenda-se de 6 a 4 meses antes do casamento. Para os casais que dirão “sim” em um destination wedding ou celebrarão sua união em época de férias não podem abrir mão deste convite, pois são situações que pedem uma preparação maior dos convidados, e ser avisado com antecedência evita que marquem outros compromissos ou esqueçam-se da data. 

Este tipo de convite não é obrigatório, você irá analisar a situação do seu evento e dos seus convidados e ver a real necessidade do envio. 

 

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃO

 

 

CONVITE PARA OS PAIS DOS NOIVOS

Normalmente os pais guardam de lembrança o convite de casamento de seus filhos, por isso sugerimos pensar em um convite especial para os pais dos noivos ( já fizemos uma matéria sobre esse tema, confira algumas sugestões clicando aqui).

O ideal é que contenha algo personalizado ou que possua uma embalagem diferenciada.

A entrega deve ser feita pessoalmente e antes da distribuição dos demais convites.

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOConvites: Papel Raro

 

 

CONVITE PARA PADRINHOS E MADRINHAS

Os padrinhos e as madrinhas são convidados de honra para a sua celebração, além de terem um papel super importante durante o processo até o grande dia (e após!). Sugerimos fazer algo diferenciado, pois são especiais. 

  • Informações importantes: data, local do evento, horário e informações sobre trajes;
  • Prazo para ser enviado: 8 a 6 meses antes do evento.

 

Por ser um convite mais especial deve ser entregue antes dos demais, cerca de 8 a 6 meses antes do grande dia para que possam se preparar para a missão. É importante informar aos padrinhos como você gostaria da participação deles neste momento, informar trajes especiais, (se tiver!), cartelas de cores para as madrinhas, entre outras situações que você queira a participação deles. Este é o momento!  

Tem dúvidas como escolher os padrinhos de casamento? Clique aqui! 

Dica: Os "convites presentes" são os mais usados nos dias atuais e no caso dos padrinhos é bacana presenteá-los com a gravata ou acessórios para que use no grande dia.

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOConvites: Papel Raro

 

 

CONVITE PARA PAJENS E DAMINHAS

Boa parte do charme da sua cerimônia vem da entrada dos pequenos e você pode presenteá-los de forma criativa ao fazer o convite para que eles entrem no clima do casamento. 

Clique aqui para inspirar-se com 10 dicas de convites para pajens e daminhas super criativos

  • Informações importantes: data, local do evento, horário e informações sobre trajes;
  • Prazo para informar ao pais:  6 meses antes do evento;
  • Prazo para entregar os convites às crianças: entre 2 a 1 mês antes.

 

Recomendamos fazer o convite aos pais em média 6 meses antes do evento, pois vocês (os noivos e os pais das crianças) precisam se organizar com os trajes. Neste momento é importante informar quem será responsável pelos custos, se os noivos ou os pais, assim todos terão tempo para que possam se programar. 

O convite para as crianças pode ser entregue entre 2 a 1 mês antes do grande dia. Quanto mais próximo do casamento, melhor, pois a criança vai se animando e entrando no clima da celebração. 

 TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOConvite: Papel Raro

 

 

CONVITE PARA OS CHÁS

Os convites para os chás, caso for fazer algum, é interessante que sejam entregues 30 dias antes da data do evento e contenha as informações de data, local, hora e sugestão de presente. Você pode especificar a(s) loja(s) que esteja(m) a lista de presente também.

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃO

 

 

CONVITE DE CASAMENTO

O convite de casamento deve ser entregue entre 60 a 30 dias antes do casamento. Este prazo irá mudar em algumas situações: se os convidados são de outra cidade, sugerimos a entrega do convite com uma média de antecedência de 4 meses, a depender da distância. Se preferir, pode fazer a entrega do convite com 45 a 60 dias antes da celebração, mas nesse caso, um save the date  se torna  indispensável.

No caso dos convites serem entregues com muita antecedência, como a 3 ou 4 meses, pode ser necessário fazer um “reminder” mais próximo à data. Este pode ser feito no formato digital para facilitar, mas se preferir, também pode fazer impresso, fica ainda mais charmoso.

Sobre a entrega dos convites gerais: Sabemos que é complicado ir pessoalmente às residências de todos os familiares e amigos. Nesse caso, os chás são ótimas oportunidades para distribuir os convites oficiais pessoalmente. Para os faltosos, recorrer aos familiares e amigos mais próximos para ajudar com a distribuição é uma alternativa, assim como ao correio, também.

Todos sabem da correria do dia a dia e entenderão não receber o convite das suas mãos. Caso desejem, podem escrever um bilhete explicando que adoraria fazer a entrega com uma visita, mas que o tempo não permite. E que ficarão muito felizes com a presença do convidado no grande dia.

TIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOTIPOS DE CONVITES DE CASAMENTOS, INFORMAÇÕES E PRAZOS DE ENTREGA - INSPIRAÇÃOConvites: Papel Raro

 

 

O QUE NÃO PODE FALTAR NO CONVITE DE CASAMENTO

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS:

Nome dos noivos

Data, horário e local do casamento – com endereço.

Local da recepção – com endereço. (Caso não ocorra no mesmo lugar da cerimônia)

Site do casal

 

INFORMAÇÕES OPCIONAIS:

Nome dos pais

Frase, poesia, versículo da Bíblia, trecho de música…

Monograma ou outro símbolo significativo

 

DICAS

- Em caso de convite individual não esqueça de sinalizar que é um convite individual

- Facilita a entrega separar os convites por categorias: família, cidade, grupo de amigos... depois dividir em convidados da noiva e convidados do noivo.

- Para que ninguém deixe de receber o convite do seu casamento você pode contratar um motoboy para fazer as entrega.

- Não é indicado colocar a lista de presente anexada ao convite, apesar de parecer prático.

- Crie um site de casamento para que os convidados tenham acesso a lista de presentes, possam fazer a confirmação de presença e saber quanto a sugestão de trajes e informações adicionais sobre a festa.

- Caso não possua um site, inserir as informações do ‘RSVP’ no convite. Ao entrar em contato com o cerimonial, o mesmo passará todas as informações do seu grande dia para o convidado.

-  Faça registro do seu convite no dia do casamento, converse com seu fotógrafo e combine. Não esqueça! 

 Fotos: Reprodução

 

Confira os profissionais de convites e papelaria do nosso guia de fornecedores

 

Veja também:

10 convites e papelaria com flores

Convite especial para os pais dos noivos

10 Convites lindos para daminhas e pajens

Diário de uma Noiva: Convite

Padrinhos de Casamento - Como fazer o convite?

Convite de Chá de Cozinha

 

 


Posts Relacionados