PLANEJAMENTO FLORES E BUQUÊS

Tradição de casamento: Buquê da Noiva

Qui, 21/Mar/2019

A palavra buquê é de origem francesa e significa um arranjo de flores. Exitem várias teorias sobre esse tema, mas o ato da noiva levar junto dela um buquê de flores até o altar é uma das tradições do casamento mais lindas e ninguém abre mão.

Uns dizem que surgiu na Grécia antiga, onde se utilizavam ervas e alhos entre as flores, para afastar todos os maus fluidos que desejassem interferir na união do casal. As flores também eram escolhidas de acordo com seus significados e era muito comum a utilização da flor tradicional daquela região: agapanthus, que para eles, simboliza o amor. A agapanthus possui um tom azulado e ainda é utilizada nos dias atuais.

TRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVA AGAPANTHUS - FLOR DO AMOR

 

Uma das teorias que mais gosto é essa: as noivas da Idade Média, principalmente as francesas, caminhavam pela vila onde moravam até a igreja que iria se casar. Nesse trajeto ela ia recebendo flores e ervas aromáticas como um gesto de boa sorte e felicidade para o casal, além de se tornar uma proteção para a noiva, desviando a atenção dos maus espíritos. Ao chegar à igreja o arranjo já havia tomado forma e a noiva estava pronta para subir ao altar.

Outra teoria vem do séculos XVI e XVII, pois as pessoas costumavam tomar apenas um banho por ano, na primavera do Hemisfério Norte, que acontecia no mês de maio. Por esse motivo as noivas geralmente  decidiam casar neste mês, já que estavam mais "limpinhas". Então utilizavam o arranjo de flores pelo seu perfume, para inibir qualquer mau odor que ainda existisse, as "protegendo” para que o noivo não sentisse nenhum cheirinho menos agradável durante a cerimônia.

Já na região da Polônia, existe a tradição das noivas que costumavam jogar açúcar nas flores do buquê, para garantir ao casal doces anos de felicidade.

Como as flores são originadas das plantas, desta forma se faz ser símbolo da fertilidade, por isso é tão comum que, ao chegar ao altar, a noiva ofereça o seu buquê à sua mãe, como forma de gratidão pela vida, recebendo-o de volta ao fim da cerimônia. - Lindo, não é?

TRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVA - NOIVA ENTREGAR BUQUÊ DE CASAMENTO PARA A MÃE NO ALTARTRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVA - BOUQUET SWEET BEGINNINGS

Buquê por Sweet Beginnings

 

Na festa, um dos momentos mais esperados pelas convidadas que ainda não casaram é o que ele é jogado, isto porque segundo a tradição quem o pegar será a próxima a se casar ou terá uma vida próspera. 

TRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVAO ato de jogar o buquê é francês e surgiu no século XIV. O gesto de arremessar era para evitar que as moças solteiras que não pegassem o buquê arrancassem pedaços do vestido da noiva para também terem boa sorte.

Após tantas mudanças e modernização do casamento, surgiram diversas maneiras das solteiras conseguirem o buquê. a hora do buquê nos dias de hoje pode ser de forma tradicional ou moderna (clique aqui para saber mais e inspire-se). Apenas deve-se levar em consideração alguns pequenos detalhes para que tudo esteja em perfeita harmonia no seu grande dia. Inclusive pode-se elaborar um buquê especial aquelas que já casaram, fazendo com que elas também participem da brincadeira. 

Nenhuma das teorias foram realmente confirmadas, mas algumas ainda estão bem vivas e utilizadas nos dias atuais. O buquê além de tradicional virou uma das características da noiva, compondo o seu visual e embelezando-a ainda mais neste dia único. 

TRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVATRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVATRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVATRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVATRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVATRADIÇÃO DE CASAMENTO - BUQUÊ DA NOIVA

 

Fotos: Reprodução

Fornecedores de Flores e Buquês (Clique aqui para conhecer!)

 

Veja também:

Inspirações para a hora do buquê - tradicional ou moderna

 


Posts Relacionados