O que um(a) assessor(a) e cerimonialista faz no casamento? Você noiva(o), tem essa dúvida?
Convidamos Louise Rodrigues – que está à frente da Unité – para compartilhar conosco de forma mais detalhada sobre a profissão que exerce e pontuar o que o/a assessor(a) e cerimonialista pode fazer para e por vocês na realização do sonho.
Pra quem acredita que o cerimonial está ali na hora da cerimônia apenas para auxiliar durante o momento estão bem equivocados. O cerimonialista com toda certeza é bem mais que um “auxiliar” no grande dia e muitas vezes acompanham, seja indicando, apoiando ou alertando nas escolhas dos noivos desde o inicio do planejamento. O cerimonialista é um dos profissionais que mais se dedica para que a realização do sonho saia como idealizado pelo casal, nos mínimos detalhes.
Os pontos abaixo foram elencados junto a Louise Rodrigues, com concordância da também cerimonialista Érika Gurgel, que é autoridade na Paraíba no assunto cerimonial. Inclusive, em breve o Manual de Cerimonialista assinado por Érika estará disponível para quem tem interesse em saber mais sobre essa profissão e as atribuições.
É de extrema importância ressaltar que não podemos generalizar e exigir que todo(a) assessor(a) e cerimonialista cumpra tudo que estará elencado aqui, pois cada profissional possui uma forma de trabalhar e de oferecer o seu serviço. Como frisa Louise sobre os pontos que vocês verão aqui:
“Há algumas atribuições que são legítimas de nossa profissão e há algumas que não nos cabem, porém que por nossa expertise e até a responsabilidade que nos foi entregue, podemos orientar, conversar, nos antever e tentarmos resolver.”.
Confira abaixo as 50 coisas que o assessor e/ou cerimonialista pode fazer pelos noivos:
Esse é um ponto que merece um destaque, e por isso será o ponto inicial:
1. Reunião com os noivos para entender o perfil do casal e atender adequadamente suas necessidades
Louise Rodrigues: "Por mais que estejamos na era 200% virtual, precisamos sentar com os noivos presencialmente. Estamos falando de um sonho de uma vida inteira! Vale o olhar, o sorriso, o jeito de falar, a empatia só se consolida com isso. É importante não pular essa etapa."
2. Orienta a montagem da lista de convidados.
3. Pode orientar na escolha da paleta de cores do casamento.
4. Sugere fornecedores e pode acompanhar o casal em todas as provas: Buffets, decoradores, Identidade Visual, entre outros.
5. Pode recomendar espaços de eventos de acordo com o padrão de orçamento, ideias e estilo dos noivos.
6. A organização da documentação do casal e contratos também pode ter seu auxílio. Além de manter cópias dos contratos com os fornecedores para garantir que todos cumpram o prometido.
7. A pedido dos noivos, pode participar da organização e planejamento dos eventos que fazem parte do casamento, como: Jantar para os padrinhos, ensaio pré wedding, chás...
8. Fica à disposição para participar da última prova do vestido da noiva e teste de cabelo e maquiagem.
9. Faz reuniões periódicas garantindo que pagamentos e contratações estejam no cronograma de fechamento.
10. Entra em contato com os fornecedores para confirmar o dia do evento, passa endereços e números de telefone.
11. Elabora um cronograma de montagem para o dia do casamento.
12. Monta roteiro de cada etapa da festa (cerimônia, fotos, festa e fechamento) com protocolos, nomes dos familiares, horários, etc.
13. Imagina possíveis problemas que podem acontecer no evento, tenta evitá-los mas se prepara com um plano de backup. (Ás vezes até um backup para o backup!)
14. Oferece o serviço de RSVP.
RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, que significa"Responda por favor". Utilizado para confirmar a presença dos convidados no evento.
15. Supervisiona a entrega e montagem dos fornecedores no dia do evento.
16. Confere detalhes da recepção como mesas reservadas, menus, exposição de imagem, lembrancinhas...
17. Confere a programação do celebrante.
18. Sem que a noiva perceba, lida com entregas atrasadas e problemas com fornecedores.
Louise Rodrigues: "Parem a leitura aqui e aplaudam esses profissionais! Isso é tudo em nosso serviço!!!"
19. Recepciona pais dos noivos, padrinhos, daminhas, pajens e convidados.
20. Auxilia os padrinhos e noivos a colocarem gravatas e boutonières (flor de lapela).
21. Caso as flores murchem antes de iniciar o cortejo, tentam montar novas flores de lapela.
22. Se atenta no caminho até o altar e orienta na solução de pequenos detalhes, como sujeira ou cuidado em algumas partes que apresentem riscos.
23. Reúne padrinhos, madrinhas, daminhas e pais antes de entrarem no altar. E, claro, garantem que todos estejam ali para o início do cortejo.
24. Corrige a postura dos padrinhos, pais e noivos para a entrada da cerimônia e para fotos.
Louise Rodrigues: "Como pedimos isso...eles nos agradecem demais quando se vêem nas fotos depois."
25. Faz o possível para resolver problemas inesperados com o vestido da noiva: Manchas, amassados, zíper quebrado, costuras...
26. Se for preciso, desmonta e reconstrói um buquê que a noiva odeia.
27. Arruma a cauda e véu da noiva para a sua entrada até o altar.
28. Orienta a noiva em como segurar o buquê.
29. Comunica-se com os músicos para que as músicas da cerimônia sejam iniciadas na hora certa.
30. Supervisiona para garantir que tudo seja executado no tempo correto.
31. Dá todo suporte e atenção aos noivos durante a cerimônia.
32. Mantem as coisas funcionando se a energia acabar.
33. Reuni os familiares, padrinhos, pajens e daminhas para as fotos após a cerimônia.
34. Faz o transporte de itens de cerimônia para recepção.
35. Lida com pequenos problemas familiares que possam surgir e ajudar a mediar de forma discreta.
36. Recebe os convidados e orienta o local que devem se acomodar.
37. Acomoda encontrando lugares ou montando novas mesas para convidados que não confirmaram presença - RSVP.
38. Auxilia pra que atrações como arroz, sparklers, balões e/ou outros itens utilizados no final da cerimônia ou primeira dança dos noivos estejam funcionando no momento exato.
39. Confere se o brinde e a faca para o corte do bolo estão prontos. Além de conduzir para que a fotografia, iluminação e som estejam perfeitos para este momento.
40. Em caso de derrubar e/ou quebrar um copo na pista de dança e ninguém aparecer para limpar, o cerimonial garante a sinalização para bloquear aquele pequeno local e aguarda o profissional da limpeza.
41. Se o vestido da noiva for muito grande e ela precisar ir ao banheiro, o cerimonial estará lá para ajudá-la a não amarrotar o vestido!
42. organiza e faz a entrega das sandálias para as convidadas.
43. Coloca as lembrancinhas na saída da festa e garante que os convidados irão levá-las.
44. Auxilia para encontrar itens perdidos como joias, sapatos, câmeras...
45. Com gentileza, cuida para que convidados muito bêbados não atrapalhem o andamento da festa.
46. Fazem a contagem da sobra de bebidas e docinhos e lembranças da festa.
47. Leva e/ou supervisiona a ida dos itens dos noivos, presentes, objetos e sobra de buffet, doces, bebidas e lembrancinhas para o carro dos noivos.
48. Fica responsável por itens esquecidos na festa.
49. Pode ficar até o fim da festa.
50. E nunca deixa de se emocionar com o casal!
Fotos: Reprodução
Saiba mais sobre:
Unité - Assessoria e Cerimonial por Louise Rodrigues