CASAS CASA & DECOR

Casa&Decor: Vegetação em Apartamento

Qua, 25/Jul/2018

CASA&DECOR POR MILA MAIA

 

Que tal deixar o seu lar doce lar um pouco mais verde? A vegetação traz vida, aconchego, cor e bastante charme ao ambiente.

No ultimo artigo falei sobre elementos essenciais na hora de deixar o ambiente mais aconchegante. E, lógico, a vegetação foi um dos tópicos. Sei que esse é um tema que interessa a muita gente e resolvi aborda-lo nesta matéria.

 Dedicar ou não um espaço do seu apartamento para plantas? Essa é uma dúvida bem comum entre os casais.

Sempre que o tema surge, vários questionamentos vêm o acompanhando. Se apartamentos pequenos comportam, se a falta de iluminação direta e natural não vai prejudicar o desenvolvimento da vegetação, que tipos de cuidados serão necessários e se a água não vai terminar escorrendo e estragando os móveis e os revestimentos de piso e parede.

A vegetação pode e deve estar presente sim em apartamentos, independente do tamanho e do espaço. Dá, por exemplo, para pegar uma parede ociosa ou aquele móvel antigo sem vida e preenche-los com diversos vasinhos.

Ao escolher qual planta vai compor o seu apartamento, deve-se analisar as características do ambiente: iluminação, temperatura, ventilação, dimensões e os revestimentos presentes no piso, nas paredes e nos móveis.  

Existe uma variedade de espécies e cada uma possui necessidades diferentes, se adequando a condições diversas. Algumas plantas que são indicadas para ambientes internos e que não necessitam de luz direta e de muitos cuidados são Jiboia, Lança de São Jorge, Costela de Adão, Bromélias, Cactos e Suculentas no geral.

A rega das plantas pode ser feita de forma mecânica através de um sistema de irrigação, mas este pode sair um pouco mais caro. Para quem quer economizar, optar pelo sistema tradicional é a melhor opção, devendo tomar cuidado na hora de aguar.

Uma boa solução para evitar qualquer descuido é fechar os furos no fundo dos vasos e usar cachepôs. Isso impedirá que a água possa escorrer e manchar lugares indesejados da sua casa. Os vasos sem furos necessitam que a irrigação seja feita mais regularmente e com quantidades menores de água, para que a terra não fique ensopada e acabe prejudicando o desenvolvimento da vegetação.

Preparados para a seleção de imagens que fizemos? Um abraço e até a próxima matéria.

CASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIACASA&DECOR - VEGETAÇÃO EM APARTAMENTO  - MILA MAIA

Imagens via Pinterest / Reprodução

 

 Contéudo assinado por:  Mila Maia

Possui graduação sanduíche em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB e pela Università degli Studi Roma Tre. É especialista em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros pelo IESP e é sócia do estúdio Paralelo

 

Veja também:

Casa&Decor: Como deixar a sua casa nova ainda mais aconchegante

Casa&Decor: 5 dicas para economizar na decoração da casa nova

Mila Maia - Nova colunista do site Casamentos&Casas


Posts Relacionados