PLANEJAMENTO CONVITES E LEMBRANCINHAS

Como fazer o endereçamento de Convite de Casamento?

Qui, 27/Jun/2019

ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES

A elaboração da lista de convidados não é uma tarefa fácil, para te ajudar nesse assunto temos um vídeo com 6 dicas sobre lista de convidados e uma tabela para te ajudar a fazer a lista sem complicações. Após essa etapa, uma das dúvidas mais frequentes entre as noivas é a questão do endereçamento correto dos convites.

Depois de falarmos um pouquinho sobre os Tipos de convites de casamentos, informações e prazos de entrega (clique aquie para saber mais!), vamos esclarecer algumas dúvidas com relação ao endereçamento correto, para cada tipo de convidado, já que são muitos detalhes e exite algumas regrinhas de etiqueta,. Confira:

Para começar: é muito importante ter em mãos o nome completo dos convidados e também saber a grafia correta dos nomes. Hoje com as redes sociais fica fácil pesquisar, mas se mesmo assim não conseguir, pergunte! O noivo e os pais também podem ajudar nesta etapa, mas não deixe de perguntar e escrever os nomes corretamente. 

 

1) ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR UM(A) JOVEM  SOLTEIRO(A) MUITO AMIGO(A) DO CASAL

Quando o convite será enviado para um amigo(a) ou um jovem solteiro, pode escrever apenas o nome completo da pessoa ou se preferir pode ser usado uma forma mais carinhosa: 

Marcos Rabello ou 

Ao amigo/ Ao querido/ Ao querido amigo Marcos Rabello

ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES - ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR JOVEM AMIGO DO CASAL 

 2) ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR APENAS O CASAL

Quando irá convidar apenas o casal, mesmo que tenham filhos solteiros que não serão convidados, utilizar primeiramente o nome do marido e logo em seguida a citação da esposa, por exemplo: 

Sr. e Sra. Marcos Rabello ou

Sr. Marcos Rabello e Sra. ou

Sr. Marcos Rabello e esposa ou 

Sra. Rebeca e Sr. Marcos Rabello (pouco usual, porém utiliza-se esta forma quando o grau de afinidade é maior com a mulher.);

Sr. Marcos Rabello  e Sra. Rebeca Nogueira (quando o casal não tem o mesmo sobrenome) 

 

 ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES - ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR PESSOAS QUE MORAM JUNTAS, MAS NÃO TEM O MESMO SOBRENOME

ENDEREÇAMENTO DE CONVITES DE CASAMENTO

 3) ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR O CASAL E OS FILHOS

O convite endereçado para toda família será da seguinte forma:

Sr. João Gomes e família 

Porém, se os filhos já são adultos e já construíram suas próprias famílias, o ideal é fazer convites separados e endereçar diretamente para eles. 

 

 4)  ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR UM CASAL HOMOAFETIVO

Não existe uma regra, mas caso o casal viva junto, é de bom senso se utilizar apenas de um convite, endereçado aos dois (ou duas):

ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES - ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR UM CASAL HOMOAFETIVO

Caso não, utiliza-se um convite individual para cada um, com o nome completo.

 

5) ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR NAMORADOS QUE NÃO MORAM JUNTOS

ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES - ENDEREÇAMENTO USADO PARA CONVIDAR NAMORADOS QUE NÃO MORAM JUNTOS

 

 Ilustramos acima os casos mais frequentes, porém, ainda há algumas situações que podem trazer a dúvida neste momento, como por exemplo:

 

Endereçamento para um(a) amigo(a) que é viúva e tem filhos(as):

 Sra. Rebeca Nogueira e Família

 

Endereçamento para duas irmãs (ou dois irmãos) que moram na mesma casa:

 Jessyca e Vitória Nogueira

 

Como convidar os colegas do trabalho?

Seguindo as regras acima, faça um convite para cada. Os convites coletivos, geralmente colocados no quadro de avisos, além de deselegantes não passam a mensagem de forma clara. Alguns colegas podem não se sentirem convidados de fato, já outros podem entender que todos estão convidados, e podem inclusive levar suas famílias.

 

Quando os convidados possuirem títulos (Doutor, Excelência etc.), é necessário utilizar o pronome de tratamento?

Se o seu relacionamento com o convidado em questão for do ambiente profissional e o convite for feito formalmente, deve-se usar o título. Caso contrário, se o convidado for do seu convívio freqüente, o título pode ser dispensado, utilizando o tratamento normal dos demais convidados.

 

 ..........

ENDEREÇAMENTO DE CONVITE - DICAS PARA EVITAR GAFES

DICAS IMPORTANTES:

1) A caligrafia correta é algo indispensável! Errar o nome de algum convidado, é a pior gafe que se pode cometer no convite. Caso tenha dúvida de como se escreve, pergunte. Informe-se sobre a grafia correta de cada nome, de cada convidado. Se for preciso peça que lhe envie por escrito, mas não “arrisque”. E não esqueça de checar todos os nomes antes de passar para o calígrafo. 

2) Jamais, em hipótese alguma, convide apenas um dos cônjuges. É extremamente deselegante! Ou vocês são elegantes e educados e convidam o casal, ou simplesmente não os convidam.

3) Geralmente ao convidar um casal o nome do homem vai à frente do da mulher, mas caso você deseje colocar o nome dela à frente, não há problema.

4) Se algum convite irá ser enviado pelos correios, protejam-no dentro de um saco plástico transparente e ponham dentro de outro envelope com o endereço de destino. Não deve-se escrever o endereço de destino no próprio envelope do convite, pois caso aconteça de o papel molhar ou sujar no meio do caminho, o envelope do convite não será danificado.

ENDEREÇAMENTO DE CONVITES DE CASAMENTO


Posts Relacionados