PLANEJAMENTO DICAS E INSPIRAÇÕES MÚSICAS

Escolhendo o repertório musical do casamento

Qui, 07/Mai/2015

Uma boa música desperta variados sentimentos e quem sonha em casar deseja uma celebração cheia de emoção!  Por isso é tão importante escolher bem as músicas do casamento.

Conversamos com a Carol Galvão, flautista e assessora musical do Quinteto Sonare, que trabalha com música para eventos há 10 anos e ela diz:

“Ao falarmos de música para casamento, certamente os primeiros acordes que vêm à nossa mente são da Marcha Nupcial de Mendelssohn , mas muitas são as oportunidades em que podemos inserir música no cortejo. E, como tudo nesse dia, o repertório escolhido precisa conciliar o tipo de cerimônia com a personalidade do casal.

A música da cerimônia tem por papel principal envolver o casal, assim como os seus convidados, numa atmosfera que enalteça os bons sentimentos e transpareça o amor dos nubentes. Ela também tem o poder de relembrar momentos marcantes e contar a todos um pouco do relacionamento dos noivos. Quem não gostaria de ouvir aquela canção que tocava durante o primeiro beijo? Ou temas daquela banda que são “a cara de vocês”?

Pensando nisso, nos últimos anos, o repertório para cerimônias de casamento tem sofrido alterações bem interessantes de serem destacadas. Os noivos procuram cada vez mais deixar marcada a personalidade do casal em todos os detalhes do grande dia, incluindo uma busca por músicas atuais, que contem a história do casal. Há ainda a possibilidade de escolher entre temas instrumentais ou cantados, ou até mesmo alternar entre eles, ao gosto dos noivos. Por isso, é importante uma assessoria musical que esteja aberta não apenas a ouvir, como também a opinar! A assessoria musical também tem o papel de alertar os contratantes quanto à formação instrumental que mais se adéqua ao estilo da cerimônia, às músicas desejadas e ao espaço disponível, visto que são variáveis que influenciam na escolha da trilha sonora.

E agora talvez o ponto mais importante de todos: o seu casamento não é momento de deixar amadores ou inexperientes agirem. Um grande músico é um profissional que se prepara há anos para vir a se apresentar em público. Ele não apenas possui talento e anos de estudo, como também tem material e instrumento de qualidade superior, o que muitas vezes, pode até aumentar um pouco o valor do seu serviço. Mas é sempre melhor ter certeza do que está se contratando, do que ser surpreendido por um violino desafinado, ou músicos desencontrados, bem na hora da execução da sua música..."

AGORA CASOU

♥.♥.♥.♥.♥.♥.♥

 

A Carol nos trouxe importantes informações que vão contribuir no planejamento musical do evento, que na minha opinião é fundamental ter essa parte bem organizada, pois a música certa, na hora certa transforma o momento marcante e único, seja na celebração e na recepção. 

Selecionamos também algumas sugestões de playlist. Vamos trazer no próximo post, aguardem!


Posts Relacionados