MAIS ETC.

Significado da aliança de casamento

Ter, 16/Jun/2020

A aliança é um dos símbolos mais famosos quando o assunto é casamento, sendo conhecida por representar oficialmente a união de duas pessoas e a formação de uma nova família. Mas você sabe como começou essa tradição e qual seu significado?

 

São várias as histórias sobre a origem do uso da aliança pelos casais. Uma das mais conhecidas é sobre a “veia do amor”, onde desde os séculos passados muitas civilizações tinham o costume de usar um anel no dedo anelar por acreditarem que nesse dedo havia uma veia ligada direto ao coração.

 SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASImagem: Reprodução

 

Séculos depois o fato foi confirmado como uma crença, mas em diversas culturas o dedo permaneceu sendo usado para aliança de casamento.

 

Uma curiosidade bacana é que nas primeiras civilizações a aliança não era como conhecemos hoje. Usava-se fibras e plantas para sua criação.

 SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASSIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASImagens ilustrativas - Reprodução

 

 

O formato sempre foi o mesmo: Circular. Sem início nem fim, sem interrupção. E o significado perdura até os dias de hoje, representa a eternidade, a continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal. Além de ser feito de forma pública, diante dos convidados do casal, que se tornam testemunhas desta promessa. 

 SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASSIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASSIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASAS

Foto: Gabriel Diniz - Casamento Karol e Daniel (Clique para ver)

 

 

Nos dias de hoje, o material mais usado para sua criação são metais valiosos, como ouro, a prata e a platina e muitos o fazem como uma joia. Os materiais são escolhidos pela sua grande resistência, tornando o produto duradouro e eterno como deve ser a relação de duas pessoas que se amam.

 SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASFoto: John Lima Fotografia - Casamento a beira mar em João Pessoa - Silvinha e Arthur (Veja mais clicando aqui)

 

 

As alianças de casamento e os anéis de noivado são joias especiais que marcam uma data importante na vida de um casal e representa além do amor, um compromisso atrelado a fidelidade, eternidade e honra. E apesar de ser um costume antigo, se tornou uma tradição de casamentos, perdurando até hoje como um sinal de amor e união.

Inspire-se com momentos da troca/recebimento da aliança:

SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASSIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASFotos: Fotos: Manuela Acioly e Adom Vieira  - Casamento Mary Ellen e Paulo Eduardo - Clique para ver

 

 

SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASFoto: Gabriel Diniz - Noivado Renata Freire e Eduardo - Clique para ver

 

SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASNoivado Luccas Lucco e Lorena Carvalho - Clique para ver

 

 

SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASCasamento Layla Monteiro e William Naoum em Goiania - Clique para ver mais

 

 

SIGNIFICADO DA ALIANÇA DE CASAMENTO - CASAMENTOS E CASASFoto: Deivid Ribeiro - Casamento Isabella e Gustavo - Veja mais! 

 

 

Veja também:

Qual a diferença entre aliança de compromisso, noivado e casamento  

Alianças em ouro branco e platina

 


Posts Relacionados