PLANEJAMENTO FOTOS E VÍDEOS

Dicas para fazer um lindo álbum de casamento

Dom, 14/Ago/2016

 

Dicas para Álbum de casamento

O fotógrafo Júlio Vasconcelos já nos mostrou o passo a passo de como montar um álbum de casamento perfeito em três matérias especiais. O sucesso foi tanto que resolvemos resgatar essas dicas e mostrar de maneira resumida:

Por que fazer um álbum de casamento?

 Júlio nos contou que mesmo com a modernidade de termos tudo no digital, devemos considerar que um álbum nunca ficará obsoleto. Segundo o Júlio: “Este é o principal valor do álbum. É mostrar o dia do seu casamento àquelas pessoas muito especiais que não puderam estar presentes naquele momento: seus filhos e netos! É trazer pro hoje, a cada passar de página, um momento e sentimento de um dia essencial para a felicidade de sua família. E mostrar isso pros seus filhos não há substituto. Afinal, olhar uma boa fotografia não é recordar, é reviver!”

Então, como escolher essas foto?

Para Júlio:

"Menos é mais – Quanto menos fotos forem escolhidas, mais valorizadas na montagem do álbum elas serão. Uma foto espetacular pode ter seu impacto diminuído caso esteja montada com outras 3 fotos na mesma página, então escolha qualidade e não quantidade.

Mais emoção – Quando uma foto demonstra emoção acontece o que chamamos de empatia. O observador se coloca no lugar da pessoa retratada e simpatiza com a mesma emoção demonstrada na foto. Fotos espontâneas e mais jornalísticas tem uma carga emotiva bem maior.

Conte uma história – Uma narrativa é muito mais atrativa do que fotos aleatórias num álbum. Os momentos afins serão agrupados e fotos marcantes serão valorizadas, mas siga uma ordem natural dos eventos.

Não esqueça do making of – Os momentos que antecedem o casamento são muito importantes devido ao turbilhão de sentimentos e ansiedade que marcam as fotografias de Making of.

Noivo não é Figurante – O noivo pode não ser o maior protagonista do grande dia, mas nem de longe é um mero figurante. Ele tem direito ao Making of e retratos individuais da mesma forma e mesma atenção.

Retratos – Quanto tempo dedicar a fotografia só do noivo e da noiva (os chamados Retratos) é um assunto tão polêmico que renderia outro post, mas não deixe de dedicar espaço no seu álbum para tais fotos. São as fotos mais marcantes do casal, feitas com muito esmero e devem ser levadas a sério na sua escolha.

Fotos de família – Dê prioridade ao seu núcleo familiar: Pais, irmãos, sobrinhos e cunhados. Claro que os Avós são tão importante quanto, mas livre-se da obrigação de escolher fotos de tios, primos, vizinhos, etc.

Confie no seu fotógrafo – Se seu fotógrafo se oferecer para realizar as escolhas  montando uma proposta de Álbum considere esta questão! Ele sabe quais são as melhores fotos que tirou e também tem muito mais experiência para construir uma boa narrativa com as imagens. Modifique somente as fotos que você não se gostou e retire fotos no caso de orçamento estourado."

Por fim, quantas fotos escolher para o álbum?

Considerando uma escolha de 100 fotos temos as seguintes quantidades:

12 fotos para making of – Escolha 6 ou 7 fotos da noiva, 3 ou 4 do noivo. Tente escolher fotos que demonstre mais ansiedade e sentimentos, elas são mais significativas que fotos de cílios. Separe 1 retrato significativo da noiva e 1 do noivo.

4 fotos para decoração da Cerimônia – Precisam descrever o local numa escala mais ampla, assim como detalhes da decoração.

25 fotos para cerimônia – Evite entrada de padrinhos, mas valorize entrada do noivo e da noiva; As alianças, votos e principalmente o Beijo são os pontos altos da cerimonia, por isso, escolha a melhor foto;

8 fotos para Retratos -  As fotos dos noivos, chamados de retratos e fotos posadas podem vir tanto na capa, na abertura aquando no meio do álbum. Escolha no máximo 8 delas, porém essas serão muito valorizadas na montagem.

10 fotos para Decoração da Recepção – Bolo, ambientes, mesas e todos os detalhes pensados no seu casamento devem ser escolhidos aqui, mas nada mais que essas 10 fotos que serão agrupadas em uma lâmina do álbum.

20  fotos para Protocolo – Aquelas fotos no bolo com pais, o brinde, fotos com familiares, padrinhos e afins virão nessa seleção, que mais uma vez deve ser sucinta; escolha as fotos das pessoas que realmente importam para o casal.

20 fotos  para festa e convidados - A animação e descontração devem ser valorizadas nessas fotos. Inclua aqui as fotos do jogar do buquê

1 fotos chave - Escolha a foto mais significativa de todas, ela poderá ser usada na capa, na abertura ou no encerramento do álbum."

 Júlio Vasconcelos

 

Júlio Vasconcelos é fotografo há mais de 15 anos e tem sua base em João Pessoa-PB, fotografa em todo o Nordeste. Desde 2008 é membro da restrita ISPWP - Sociedade Internacional de Fotógrafos de Casamento Profissionais, tendo seu trabalho frequentemente premiado pela entidade desde então.


Posts Relacionados